Ministérios de dança: pode ou não pode?


Por Leonardo G. Silva - Th.M.


Um dos modismos mais comuns na igreja contemporânea chama-se ministério de dança: grupos de coreografia, com roupa geralmente colorida e movimentos semelhantes ao Tai-Chi Chuan, que sempre garantem a “unção” na hora do culto.

Aqueles que defendem a viabilidade dessa prática geralmente se apoiam em passagens do A.T., como o caso de Miriã (Êx 15.20) e de Davi (2Sm 6.16). O problema aqui é que, no primeiro caso, a dança aparece como um ato patriótico e não como parte da liturgia, e no segundo vemos um fato isolado em toda história vetero-testamentária. Resta-nos apenas o Salmo 150, cuja possível tradução seria “louvai ao Senhor com adufes e danças”, para sustentar o aludido "ministério". Não podemos, porém, ignorar a grande quantidade de eruditos, entre os quais encontra-se o mestre Antônio Gilberto, que afirmam que “adufes e flautas” é a melhor tradução do texto hebraico, fortalecendo a tradicional versão Revista e Corrigida. Como vemos, há duas possíveis traduções e duas tendências, não havendo ainda um argumento conclusivo.

Se não é conclusivo, e se ainda permanece o empasse acerca da dança no salmo 150, porque então não validamos de uma vez as danças na igreja como costume bíblico? O caso é que não se pode fortmular uma doutrina tendo como base um único texto. Uma andorinha só não faz verão... E mais: ainda que o salmo 150, bem como as passagens acerca de Davi e Miriã fossem consideradas como doutrina, a falta de alusão a tal prática no Novo Testamento seria um argumento liquidante.

De tudo o que eu já vi e ouvi dos defensores do ministério de dança, muito me chama a atenção o fato de que, dentro desse novo mover, apenas um pequeno grupo louva a Deus com movimentos corporais. Os demais crentes ficam passivos na hora da coreografia, apenas observando a apresentação dos dançarinos. Isso é no mínimo incoerente, pois, se Deus gosta tanto assim da dança, não seria muito mais óbvio que todos dançássemos? Porque o resto da igreja tem que ficar inerte, apenas observando, enquanto os outros louvam (dançam) à Deus?

Recentemente fui convidado para assistir a um culto em uma igreja onde havia o dito ministério. Não pude deixar de perceber certos movimentos sensuais que chamavam a atenção para o busto e para os quadris das nobres bailarinas. O ministério usava uma blusa branca de Lycra semi-transparente, de modo que era impossível não perceber que algumas delas não estavam usando soutien. Em ritmo de salsa, as moças mesclavam Tai-Chi Chuan com passos caribenhos, saltando e sacolejando os seios rijos (e outros nem tanto, rs) bem diante dos nossos olhos. A solução foi fechar os olhos momentaneamente enquanto esperava que a “ministração” terminasse. Finalmente, o "Pastor de Jovens" tocou o Shofar, anunciando o fim o espetáculo, e eu disse: Graças a Deus!

Devemos ser cautelosos acerca das inovações no culto religioso. Não duvido nem por um instante de que aquelas jovens dançarinas tinham zelo de Deus, mas creio que faltou-lhes entendimento e no fim, o que devia ser um louvor a Deus acabou se tranformando em uma porta para a carnalidade.

Finalmente, depois de tudo o que dissemos aqui, creio que você mesmo pode responder à pergunta que deu origem ao tópico. Não se trata de farisaísmo ou de legalismo, e sim de bom senso! Eu ainda acho que a dança na igreja não edifica em nada, mas se alguém pensa diferente, sinta-se livre para expressar-se por meio de um comentário.

Leia o texto no blog Pulpito Cristão

Visite o Blog

16 comentários:

  1. "Louvem-no com tamborins e danças... Tudo o que tem vida louve o SENHOR! Aleluia!" Sl 150.4 e 6. Quando penso em dança na igreja penso em vários princípios da nossa fé e doutrina cristã. Lembro que todas as coisas foram criadas por Deus e devem ser direcionadas para Deus. Meu trabalho é fruto disso, e com muita técnica, inovação, unção excelência e inspiração vai abençoar muita gente. Que Deus limpe sua mente e seu coração e que você, assim como as pessoas que ainda não alcanção a sensibilidade de ver a oportunidade de sermos um instrumento de Deus para a Glória do Nome Dele, para edificação da Igreja e para a salvação de muitas pessoas através da arte!

    ResponderExcluir
  2. Anonimo,

    Nem tudo louva a Deus neste muito e nem toda manifestação da arte serve para louvá-lo.

    Já ouviu falar em contexto? O que este verso por você citado tem a ver com a liturgia do culto no NT? A igreja primitiva dançava?

    "Quando penso em dança na igreja penso em vários princípios da nossa fé e doutrina cristã...". Quais são eles? Cite dois princípios relacionados a dança que seja princípios da fpe cristã e da sã doutrina!

    LPS

    ResponderExcluir
  3. Dança, faz parte da liberdade que Jesus conquistou para nossas vidas... TUDO QUE TEM FÔLEGO LOUVE AO SENHOR.

    Muito estranha essa sua análise... deve ser muito mais "cristão" ou coerente, tecer comentários como os seus, falando do corpo das bailarinas e dos movimentos.

    Quem criou a dança? DEUS. E nós como filhos, temos a obrigação de resgatá-la para Ele. Ou realmente é melhor deixar a prostitução, a promiscuidade usar a dança para seduzir?

    Quando vc diz "todos nós devíamos dançar"... QUALQUER MOVIMENTO NO LOUVOR, É DANÇA QUERIDO. As palmas, levantar as mãos... QUALQUER MOVIMENTO.

    Não fique preso áquilo que é ou não pecado. Vc é LIVRE. Louve ao Senhor com a sinceridade do seu coração da maneira que quiser! Ele se agrada!

    ResponderExcluir
  4. meu querido.. se vc realmente é um servo de Deus vc deveria saber que a danca é usada como forma de adoraçao dentro da igreja e na biblia ha varias passagens sobre danca, mas talvez vc nao estivesse vendo as bailarinas com olhos espirituais .. se vc enxergar por esse lado vc vai entender melhor.. apesar que o que é dançado lá nao é para agradar os homens e sim o coracao de Deus.. Leia mais a biblia e peça perdao a Deus tá.
    Deus

    ResponderExcluir
  5. paz amados !!!!!!!!!!!
    é tragico o jeito que certos cristão se comportão quando são questionados....
    DEUS está levantando verdadeiros adoradores,
    seja na dança no teatro ou na musica ,entendo que se DEUS levanta um musico que era cantor de rock ou punk e faz dele um vaso de honra ,para sua gloria ,porque não levantaria uma dançarina que dançava no mundo para fazer dela tbm um vaso de honra para sua gloria??? acho que temos que ter cuidado quando dizemos que isso ou aquilo não são obras do SERNHOR!!!!!!!!!
    PAZ DE DEUS A TODOS
    A TODOS QUE SÃO LIDERES DE MINISTERIO DE DANÇA PROFÉTICA ,TODA AUTORIDADE É ESTABELECIDA POR DEUS ,NUNCA DEIXE PESSOAS DIZEREM QUE A NOSSA DANÇA É BOBAGEM SE DEUS CONFIRMOU EM SEUS CORAÇÕES ELE TE FARA UM VERDADEIRO ADORADOR... BJOSSS MICHELE LIDER DE DANÇA DO BOLA DE NEVE......

    ResponderExcluir
  6. Cara Michele, sem preconceitos, mas pela "profundidade" de conhecimento que você demonstra ter já se percebe que você "tira uma onda" lá na Bola.

    Me parece mais um discurso de papagaio de palanque, que diz o que ouve sem ao menos filtrar baseado na Palavra.

    No próximo comentário que versículos Bíblicos heim!

    Bejossssssssssssssssssssssssssssssssss!

    LPS

    ResponderExcluir
  7. Cuidado amado do Senhor...não julgue aquilo que não experimentou...

    Mateus 7:2 Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.

    Lucas 6:37 Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.

    Romanos 2
    1 Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.
    2 E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem.
    3 E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?
    4 Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?

    A paz do Deus que ama dançar com os Seus seja contigo!

    ResponderExcluir
  8. Bruna,

    E??????? dai????

    Amada de Deus, a Bíblia proíbe o julgamento?
    Leia este texto e diga o que acha:

    "Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?" 1 Coríntios 6:3

    Não estou julgando apenas. Estou COMPARANDO com a Palavra. Se disse ou publiquei algo contrário à Bíblia me mostre por favor.

    E pára com esta desculpa de se proteger neste texto "não me julgue!" é mais coerente crescer espiritualmente e parar de rodopiar por aí.

    "Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo." 1 Coríntios 11:32

    ResponderExcluir
  9. Me exlpica uma coisa então...o povo judeu foi o povo escolhido pelo próprio Deus para ser Seu, certo?! Se esse povo, que é abençoado até hoje a despeito de terem rejeitado o Messias - diga-se de passagem - celebrava e celebra as bênçãos de Deus com festa e muita dança, qual o grande problema em fazermos nós o mesmo?????

    ResponderExcluir
  10. Ah ... e realmente a bíblia não proíbe o julgamento,mas diz que para ele há conseqüências...só isso que eu quis dizer...
    Você tem o direito de discordar do que quiser, mas peça a Deus para que Ele te esclareça a respeito desse assunto, de coração sincero, não cheio de crítica, com a cabeça feita e creio que Ele irá te responder claramente.
    E uma outra dúvida: onde está a condenação para a dança na bíblia?

    ResponderExcluir
  11. Bruna, Bruna, Bruna!

    Por partes:
    "Me exlpica uma coisa então...o povo judeu foi o povo escolhido pelo próprio Deus para ser Seu, certo?!"

    Certo!

    "Se esse povo, que é abençoado até hoje a despeito de terem rejeitado o Messias - diga-se de passagem - celebrava e celebra as bênçãos de Deus com festa e muita dança, qual o grande problema em fazermos nós o mesmo????? "

    Errado amada!
    1. Por que você diz que eles são abençoados até hoje? Eles são tão abençoados quanto qualquer povo incrédulo. A bênção neste sentido é dada a todos os homens.
    Se você conhecesse um pouquinho mais de Bíblia, Bruna saberia que para Deus, HOJE não há distinção entre judeu ou grego, isto é, não importa se alguém é judeu ou gentio, o tratamento é o mesmo, e se os judeus religiosos não se converterem a Cristo, participarão da mesma condenação que qualquer outro povo rebelde herdará!
    Pergunta: Quem foi que te ensinou a imitar os judeus do AT? Aposto que na sua igreja deve ter um shofar também! Ah! Acredito que você também guarde o sábado por que pra um judeu isto é muitíssimo importante. E não se esqueça de cumprir todos os rituais e clebrar todas as festas, já que você não compreendeu ainda que isto tudo tem valor SIMBÓLICO e que a igreja de Cristo deve estar embasada nos princípios do NT, na mensagem de Cristo e dos apóstolos. Imite tudo o que os judeus faziam no AT, só não reclame se tiver o mesmo fim que eles tiveram.


    Para abrir a cabecinha da gente:
    2."Ah ... e realmente a bíblia não proíbe o julgamento,mas diz que para ele há conseqüências...só isso que eu quis dizer..."

    Perai, mentir é pecado! FOI SÓ ISSO QUE VOCÊ QUIS DIZER?
    Faz assim querida, pega e referência que eu citei, dá uma lida no contexto, ora, lê de novo, ora de novo, lê mais uma vez, depois reescreve essa parte, e eu vou te rprazer em te responder sobre isto. Aliás, vou te responder mesmo assim. A Bíblia está falando de dois tipos de julgamento minha filha!
    Não há problema em julgar qualquer coisa desta vida se a base for a Palavra de Deus e a intenção for realmente ENCONTRAR A VERDADE ao invés de arranjar desculpas pra mentira. A Bíblia INCENTIVA ISTO, ao contrário do que aquilo que você disse. Se você tivesse tirado dez minutos de leitura não escreveria uma coisa destas.

    "peça a Deus para que Ele te esclareça a respeito desse assunto, de coração sincero, não cheio de crítica, com a cabeça feita e creio que Ele irá te responder claramente."

    Pergunta: como é que Deus revela as coisas? pela Palavra? Profecias? Revelações? Desculpe-me se não corresponder a esta espectativa Bruna, mas eu aceito qualquer coisa que Deus me mostre, se for compatível com a Palavra dele, pois esta palavra que você sequer leu para embasar a sua prática de fé, é a revelação maior de Deus para nós. Pode descer um anjo do céu, a Palavra de Deus não passa, não muda e não perde o seu valor.

    Analise: Quantos textos da Bíblia você citou para defender esta visão pré fabricada por um neopentecostalismo fraco e falido? Um? Dois? Nenhum! Citou apenas textos para defender a questão do julgamento, e fora de contexto.


    "onde está a condenação para a dança na bíblia?"
    Eu não acredito que você me perguntou isso.
    Quer dizer que você só não faz aquilo que a Bíblia proíbe? Por que você não pensa diferente e começa a incrementar no culto só o que a Bíblia autoriza?

    "Cuidado amado do Senhor...não julgue aquilo que não experimentou..."
    Pergunta: Você precisa usar maconha pra saber que não é bom? Eu não preciso experimentar nada, a Palavra já dá a resposta mais válida do que qualquer experiência.

    Fica pra você, amada, um conselho de Paula já que você se sente julgada:

    "Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo." 1 Coríntios 11:32

    Jesus te ama.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Ow, o conselho é de Paulo, não da Paula, desculpe.

    ResponderExcluir
  13. Há!! Sempre haverá uma Mical para criticar aquilo que fazemos perante a presença de Deus! Digo a você o mesmo que Davi disse a ela: É PERANTE O SENHOR QUE DANCEI, PERANTE AQUELE QUE ME ESCOLHEU(...), PERANTE AO SENHOR CELEBRAREI!! Talvez você não conheça essa passagem biblica, mas lê lá 2Samuel 6:21!! Não sei como sai do anônimo nesse negócio, mas meu nome é Lais !! Deus te abençõe

    ResponderExcluir
  14. Vcs precisam aprender muita coisa queridos, fazer comparações da atitude cultural do povo Judeu com a Igreja do Sr. Jesus Cristo... Exegese errada...
    Judeu é Judeu e Igreja é Igreja. È cultura deles praticamente, comemorar tudo com danças... Nas cartas doutrinárias para a Igreja, MINISTÉRIO DE DANÇAS não existe...
    ELIABE, Prof; de Teologia pela FACETEAM; eliabe.bio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. José Roberto. Hei querido Luiz Paulo a mesma Bíblia que você usa, diz que "se teus olhos forem maus todo o teu corpo será treva, e qual grande treva serão" Portanto amado vejo que estás em trevas... pense nisto

    ResponderExcluir

A seu comentário é de muita importância, fique a vontade para expressar as sua opiniões.