Unção, de Ousadia, Unção de Conquista, Unção de BICHO! (hã???)

Em 1 João 2.20,27 está escrito: “E vós tendes a unção do Santo e sabeis tudo. E a unção que vós recebestes dele fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis”.

Observe o artigo definido: “a unção”. Isso denota que o crente fiel já possui a única e suficiente unção. Qual? A unção do Santo. Que Santo? O Espírito Santo (Lc 4.18; At 10.38). Essa unção é chamada de verdadeira. Por quê? Porque contrapõe-se à falsa unção, também conhecida como nova unção, a qual, como veremos, recebe várias designações.

A cada dia surgem unções novas no meio evangélico. Em uma famosa canção (cujo conteúdo “profético” parece ter sido tirado de livros de autoajuda) certa “pastora” menciona a unção de ousadia, a de conquista e a de multiplicação. Mas a verdadeira ousadia quem nos dá é o Espírito Santo (At 4.28-31). Ademais, a conquista que prioriza o desenvolvimento do caráter cristão se dá pela operação do Espírito em nós (Gl 5.22; 1 Co 6.19,20), e a real multiplicação ocorre por meio da pregação do evangelho sob o poder do Espírito Santo (At 1.8; Mc 16.15-20). Não precisamos de nova unção, mas da unção do Santo.

Sabe qual é a designação dada a todo e qualquer tipo de aberração que não subsiste ao teste da Palavra de Deus?Unção da “loucura” de Deus. Pregadores (pregadores de quê?) milagreiros, ilusionistas e malabaristas costumam dizer que as suas esquisitices, invencionices e bizarrices ocorrem por causa dessa nova unção. Eles dizem que ela é mencionada na Bíblia, em 1 Coríntios 1.25. Como eles desprezam as Escrituras, ignoram duas coisas. Primeiro, no aludido texto emprega-se linguagem figurada, pois não há loucura nenhuma em Deus! A intenção do escritor sagrado foi demonstrar o quanto estamos distantes da Sabedoria Divina. Segundo, menciona-se, na mesma passagem, e com o mesmo enfoque figurado, a “fraqueza de Deus”. Por que não se prega sobre a unção da fraqueza de Deus?

Há neófitos que propagam e recebem uma nova unção pela qual ficam rindo sem parar, deixando de lado os elementos que verdadeiramente não podem faltar no culto a Deus: salmo, doutrina, revelação, língua e interpretação (1 Co 14.26). Os apreciadores da unção do riso pensam estar dominados pelo Espírito Santo, mas não percebem que estão, a cada dia, mais distantes da Palavra de Deus. Ou seja, por não valorizarem a única e verdadeira unção do Santo, desprezam a espada do Espírito, a Palavra de Deus (Ef 6.17).

Os telenganadores gostam de falar da unção financeira ou do enriquecimento (ilícito, é claro), pois sabem que os telenganados que recebem essa nova unção mandarão cada vez mais dinheiro para os seus telegurus, ajudando-os a manterem a sua coleção de carros importados, aumentarem o seu telemarketing, comprarem jatinhos para se deslocarem rapidamente...

E a unção dos quatro seres? Essa nova unção — que vem sobre as pessoas mediante o toque do shoffar — desvia o crente do culto racional. Falsamente embasada em Apocalipse 4, leva o crente a bater braços como se fosse levantar voo, rugir, mugir, chorar, etc. Também afasta o crente do conhecimento da Palavra de Deus; é, portanto, oposta à unção do Santo (1 Jo 2.20,27).

Ligada à unção dos quatro seres, a unção do leão leva o “ungido” a rugir e andar como leão. Lembra-se de como ficou Nabucodonosor quando foi julgado pelo Senhor? Ficou como um animal quadrúpede (Dn 4). Semelhante a essa nova mas falsa unção está a do lobo, que leva o seu portador a ficar berrando “Auuuuu”. Enquanto crentes latem, rugem, mugem dentro dos templos, pessoas caminham a passos largos para a condenação... A verdadeira e única unção nos impulsiona a sair de quadro paredes e pregar o evangelho (At 1.8; 4.31).

Outra aberração é a unção da lagartixa, que leva o “ungido” a ficar grudado na parede. Alguns neófitos e carnais chegam a maravilhar-se: “Eu creio nessa unção, pois ninguém consegue desgrudar a pessoa da parede”. Eu não duvido de que haja sobrenaturalidade nessa bizarrice, pois ninguém conseguiria ficar grudado numa parece, como se fora o homem-aranha. Mas não é toda e qualquer manifestação sobrenatural que provém do Senhor. Existem sinais e prodígios de mentira (2 Ts 2.9; Dt 13.1-4), os quais desviam o crente da Palavra de Deus (1 Tm 4.1).

Diante do exposto, que não fiquemos grudados nas paredes, mas saiamos além delas, em busca dos perdidos! Que não rujamos dentro dos templos, e sim preguemos o evangelho ao mundo perdido! Que não batamos “asas” ou corramos de braços abertos pelos corredores, mas corramos ao encontro dos pecadores! Que não sejamos interesseiros, “conquistadores de riquezas”, e sim adoradores, amantes da Palavra de Deus! Afinal, nós temos a unção do Santo e sabemos tudo.

Ciro Sanches Zibordi

Artigo extrádo do [BLOG DO CIRO]

Um comentário:

  1. eu estava pesquisando sobre isso pq nao entendo essas musicas que dizem uncao disso e daquilo nao sei se o q vc diz e o certo ainda vou pesquisar etc mais sei la

    ResponderExcluir

A seu comentário é de muita importância, fique a vontade para expressar as sua opiniões.