Entendendo a provação

Diante de situações desafiadoras da vida, nos achamos muitas vezes como derrotados antes do final da história. Tudo parece conspirar contra você? Qual tem sido a sua oração?
Pregadores triunfalistas modernos têm difundido na igreja a idéia de que o cristão deve de qualquer forma levar uma vida sem sofrimento e que qualquer dificuldade na vida do cristão é culpa do diabo e do cristão que deve estar em pecado, ou talvez não tenha entregado o dízimo, ou talvez não tenha feito aquela "corrente" poderosíssima pra lhe abrir os caminhos da saúde, da prosperidade, do amor, e por aí vai.
A igreja têm se enchido por causa deste tipo de ensino de pessoas que estão fugindo das tribulações da vida, e que a cada momento se culpam por não ter fé suficiente e por isto não alcançam as bênçãos de Deus.
Estive pregando numa igreja neste final de semana, e Deus me direcionou a falar sobre oração e a vontade de Deus. Logo de cara já se deduz que não foi um culto tão barulhento como seria se o tema fosse determinação e benção, ou profetizar a vitória, enfim, parece que quando se prega a Palavra de Deus assim como ela é as pessoas de início não se agradam como seria o ideal.
Usei como base a história de Ana encontrada no livro de 1 Samuel cap. 1, onde a Bíblia diz que que "o Senhor lhe havia serrado a madre".
Se Ana vivesse nos nosso dias com certeza alguém diria a ela que fosse pedir oração para o profeta x ou y. Talvez alguém fosse determinar a bênção na vida dela ou diria que o diabo estava impedindo a felicidade dela. Alguns pregadores possivelmente diria à Ana que lhe faltava fé, por isso é que não tinha sido abençoada ainda.
A verdade é que Deus não queria que Ana engravidasse por enquanto. É incrível como pessoas que dizem ter entregado suas vidas nas mãos de Deus e professam confiança n'Ele, vivem com medo do diabo, achando que tudo que acontece de errado é culpa do inimigo.
É uma questão de lógica: se estou nas mãos de Deus, só pode acontecer comigo o que Ele quiser.
O cristão que conhece a Palavra de Deus não pede para Deus o livrar de uma luta antes de perguntar o que ele precisa aprender com isto. Sair da provação antes do tempo seria um atrofiamento espiritual.
Há quatro meses passei por algo assim. Meu filho nasceu e foi direto para a UTI e a família inteira ficou muito preocupada em especial eu e minha esposa que chorava muito por não poder levar o nosso filho pra casa e também por vê-lo dia após dia com agulhas nos braços, oxigênio, enfim, foram dias terríveis para nós.
Em meio à tanta dificuldade alguém me disse: "Luis Paulo, você deve orar à Deus e dizer que você não aceita o seu filho nesta situação, você tem que determinar a cura dele, etc."
Confesso que na hora do desespero a gente realmente pensa muita coisa errada, e até me ajoelhei com o propósito de orar desta maneira, mas logo ao iniciar a oração eu me senti mal em pronunciar estas palavras diante de Deus. Aprendi a melhor lição que poderia. Se Deus tirasse o meu filho daquele lugar no mesmo momento em que eu orasse, eu perderia a oportunidade de aprender mais d'Ele, e com certeza passaria por mais tribulações futuramente.
Minha oração naquele dia foi mais ou menos assim: "Senhor, a minha vida está em tuas mãos, assim como a vida do meu filho. Enquanto o Senhor quiser que ele esteja aqui, eu também o quero. Me ajude a aprender tudo o que o Senhor quiser me ensinar com esta situação, se quiser levá-lo, ele é seu, se quiser deixá-lo e com saúde, esta é a minha vontade, mas seja feito o que o senhor quiser...".
Este é o resumo da minha oração. Dias depois eu estava com o meu filho nos braços e seria outra pessoa se não tivesse passado por isto. A dificuldade foi um presente que Deus me deu.
A doença só pode te alcanças se Deus permitir, e é lógico que ele vai se você não se cuidar corretamente. A pobreza só vai te assolar se Deus permitir e é lógico que você será assolado por ela se não souber utilizar-se de forma correta do dinheiro.
Concluindo, faça a sua parte. Peça se quiser receber. Trabalhe se quiser dinheiro, se cuide se quiser saúde e deixa que Deus sabe muito bem o que fazer por você, para você e através de você.

Em Cristo,

Luis Paulo Silva.

5 comentários:

  1. Prezado Luis Paulo Silva,

    A paz do Senhor!

    Somente para suas considerações:

    Nesta sua lista de seguidores existe na segunda casa o homossexual ISA MEDEIROS ou seja ISAIAS MEDEIROS, como seu seguidor.

    Um grande abraço!

    O menor de todos.

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz
    ótimo blog, estou seguindo-o
    Carlos Herrera
    http://cativosporcristo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. AGRADEÇO A VISITA E O FATO DE ESTAR SEGUINDO O CATIVOS. OK
    HÁ ALGUM PROBLEMA DE USAR ALGUNS POSTS DO SEU BLOG?
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  4. Olá querido Pastor.

    Fico imensamente feliz por ter gostado dos vídeos e pela sua visita em meu blog. Volte sempre que quiser!

    Deus abençoe sua vida e o seu ministério.

    Jeferson
    http://blogdequempensa.blogspot.com/

    obs: também estou te seguindo.

    ResponderExcluir
  5. Irmão, dou graças ao Senhor pelo testemunho.

    Creio que erramos quando falamos da palavra com absolutismo, como se já tivéssemos alcançado suas profundezas. No cap. 11 de hebreus, temos exemplos de como agir na adversidade, na tribulação aprendemos assim como está escrito:

    Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. 2 Coríntios 1:4

    A verdadeira consolação traz a vitória e o aprendizado tem o propósito de capacitação e testemunho que resulta na edificação do corpo de Cristo.

    Seu testemunho é parecido com o meu, mas minha atitude foi de batalhar contra a adversidade, confessando o que nos diz a palavra, confiando e adorando. Se eu tivesse perdido meu filho que testemunho e consolação teria para consolar a outros? Portanto não creio que Nosso Senhor preza pela passividade diante da tribulação, todavia prevalece a Sua vontade.

    "O cristão que conhece a Palavra de Deus não pede para Deus o livrar de uma luta antes de perguntar o que ele precisa aprender com isto. Sair da provação antes do tempo seria um atrofiamento espiritual."

    Diante disso, não discordo mas deixo um modelo que Nosso Senhor nos ensinou:
    ...E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. Mateus 6:13

    Deus lhe abençoe seu lindo trabalho!

    ResponderExcluir

A seu comentário é de muita importância, fique a vontade para expressar as sua opiniões.