A certeza da vitória


Quando lemos a história de Israel, se torna marcante a trajetória do rei Davi, o mais notável dos reis.
Ouvi ontem no culto de santa ceia uma mensagem sobre a atitude vencedora de Davi quando em confronto com o filisteu Golias. Os soldados de Saul estava humilhados diante dos filisteus. Não havia quem se dispusesse a lutar contra Golias, e este zombava de Israel inteiro.
Vemos na atitude de Davi algum pontos interessantes.
Interresse na glória de Deus

Amor ao serviço acima do amor à própria vida: Davi arriscava a sua vida pela obra que o seu pai lhe confiava, e estava disposto a se arriscar e não foi diferente com Golias.

Histórico de vencedor: Mesmo nas situações humilhantes Davi não esperou a platéia para mostrar o seu valor. Lá no campo se que ninguém o observasse, numa condição humilhante com relação às posições elevadas dos seus irmãos Davi mostrou o seu valor não aos homens, mas a si mesmo e a Deus. Igualmente, não devemos esperar para ter a postura correta somente em cargos destacados na congregação, a rua, o mundo é o lugar certo para quem quer ter as maiores experiências com Deus. Infelizmente, hoje as lideranças estão mais preocupadas em posicionar em lugares de destaque na igreja as pessoas que têm um melhor marketing pessoal, que falam melhor, se vestem melhor ou por apadrinhamento. Isto tem causado danos às igrejas, pois o destaque deve ser precedido pela experiência.

Coragem e confiança em Deus: Não é preciso discorrer muito sobre este aspecto da vida de Davi. A sua experiência trazia cada vez mais confiança em Deus e gerava no seu coração a coragem que ninguém mais tinha dos seus contemporâneos.

Estes pontos faziam com que Davi encarasse a batalha de forma diferente dos demais soldados e dos seus próprios irmãos que se impuseram à sua atitude. Todos estavam desfalecidos, esperando o pior e davam pouco de si. Davi mesmo sabendo que suas chances sozinho eram mínimas, esperava a vitória pois sabia que não era com a sua força que se apresentaria ao inimigo. A fé é isto. Compreender a vontade de Deus para o momento e agir de forma coerente, confiante esperando o que Deus pode fazer sem duvidar, pois a fé é a prova das coisas que não se vêem e a certeza das coisas que se esperam.


Luis Paulo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A seu comentário é de muita importância, fique a vontade para expressar as sua opiniões.