As religiões e as heresias do Catolicismo Romano.


Por Renato Vargens

Uma das principais características da pós-modernidade é a abertura para o sagrado. Isto se percebe nitidamente na multiplicação das religiões. Segundo o Instituto para o Estudo da Religião Americana, a cada ano surgem de 3 a 4 mil novas religiões em todo o mundo. Dessas, de mil a 2 mil não resistem nem um ano. Mesmo assim, estima-se que existam, hoje, algo entre 40 mil e 60 mil religiões. Esse número é ainda mais impressionante quando se analisa que no mundo todo existem apenas cerca de 20 religiões que podem ser consideradas globais, incluindo nesse grupo o próprio Cristianismo, além do Islamismo, Judaísmo, Budismo e Hinduísmo.

No Brasil, isto se percebe principalmente nos mais jovens, até porque, em virtude da enorme crise existencial que marca esta geração, têm procurado por Deus nas mais variadas religiões, dentre estas o Catolicismo Romano que do ponto de vista bíblico é de cunho herético e apóstata. Ora, o Catolicismo ao longo dos séculos tem ensinado através dos seus dogmas, concílios e papas, doutrinas absolutamente antagônicas as Escrituras Sagradas, como a oração pelos mortos; a veneração de santos, anjos e imagens; o sacrifício da missa, a venda das indulgências; o culto a Maria; o purgatório; a doutrina da transubstanciação, os sacramentos e muito mais.

Infelizmente milhares de pessoas no afã de preencheram o vazio da alma, como também obterem respostas quando a quem seja Deus, tem sido envolvidos e ludibriados pelos ensinamentos equivocados das mais variadas religiões.

Certa feita, num dia de verão, por volta das 13 horas, horário de almoço na cidade do Rio de janeiro, fiz algo inusitado. Em plena Rua da Alfândega, centro comercial desta grande metrópole, existe uma igreja católica com mais de 200 anos de história. Atraído pela arquitetura do prédio, adentrei ao templo tomando lugar no último banco da igreja. Imediatamente meus olhos se fixaram nos detalhes artísticos presentes em cada canto do prédio. Entretanto, não demorou muito para que a minha atenção se desviasse da igreja para as pessoas que lá entravam.

Percebi que em meio à efervescência da cidade, além obviamente do calor quase que insuportável, uma enorme multidão de homens e mulheres; brancos e negros; ricos e pobres demonstravam pelo menos uma coisa em comum: Desespero! Para piorar a situação, percebi que os que lá entravam saíam da mesma forma, ou seja, sem consolo ou esperança na alma.

Na ocasião observei lágrimas nos olhares dos jovens, angustia no peito dos mais velhos, inquietude nos homens e desesperança em muitas mulheres. Confesso que ao perceber a realidade daquela gente sofrida, lembrei-me das palavras do Apostolo Paulo: “Como Ouvirão se não há quem pregue?”

Caro leitor, somente Cristo tem a resposta para os dramas e questionamentos humanos. As religiões por mais que queiram jamais poderão preencher o vazio do coração humano. Jesus Cristo é o único caminho para a vida eterna, e somente Ele pôde aplacar a ira de Deus.

"Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus,..."1ª Timóteo 2.5

Solus Christus


***
Fonte:
Renato Vargens é pastor da Igreja Cristã da Aliança em Niterói, conferencista e escritor.
Ví este texto no blog: Genizah

3 comentários:

  1. Quem disse que o DEUS SUPREMO criador do universo têm ira, acho que ele tem pena de quem pensa assim, o quê é ensinamento equivocado ou correto. Lógicamente se JESUS não tivesse vindo para nos salvar e sacrificado sua vida para redimir os pecados do mundo. o mundo hoje já não mais existiria, porém, ele mesmo disse que não poderia explicar a imencidão do universo, naquela época teve que falar em parabolas, talves suas menssagens não não foram totalmente divulgadas na biblia, refeita em roma por CONSTANTINO e seus BISPOS, pois os CRISTÃOS genuínos e verdadeiros éra uma ameaça na época. tudo foi resolvido num concílio. na bilia pouco se fala de JESUS CRISTO o filho de DEUS. o grande inimigo não são mais os romanos, os cesares, hoje o povo italiano é um povo simpático e cortês. Sejamos homens do presente, temos que respeitar todas as religiões que praticam o bem, temos que descobrir a nossa missão aonde quer que seja, e não pensar na sua própria salvação e de seus, pois é puro egoísmo. temos que pensar em todo ser vivo do planeta e tentar criar um mundo melhor para todos, pois DEUS só existe um. o DEUS SUPREMO CRIADOR DE TODO O UNIVERSO.

    ResponderExcluir
  2. O homem não deve emitir opinião sobre o próximo, pois não tem essa capacidade para julgar. Isso compete a DEUS. Não julgue o próximo, mais julgue constantemente a si próprio. Quem age assim comprende DEUS. para voces evangélicos boa sorte nessa grande missão de salvação, levando JESUS nos corações dos que estão num beco sem saída.

    ResponderExcluir
  3. a predestinação nunca vai ser entendida por esses pregadores, que buscam sabedoria em outro homem, a sabedoria de Deus vem do alto, e não é para quem quer e sim para quem Deus conceder.
    A pradestinação não pode anular o livre arbítrio, porque Deus é justo.
    Se Deus não tivesse predestinado seu povo ninguém seria salvo, e ele seria injusto se não tivesse dado o livre arbítrio ao homem.
    Agora como entender? É que o homem não entende as coisas de Deus de si-mesmo, mas eles querem isso, o que é impossível, por isso eles não atribuem a Deus aquilo que eles não entendem.

    ResponderExcluir

A seu comentário é de muita importância, fique a vontade para expressar as sua opiniões.