A ferida escondida e uma missionária em crise

Escrevi há alguns dias uma reflexão sobre o primeiro versículo do capítulo 5 de 2 Reis. Este texto bíblico conta a história de Naamã, chefe do exército do rei da Síria, homem grande diante do seu senhor, de muito respeito, valente, porém leproso.

Falamos sobre os poréns da vida. Mesmo quando tudo parecer perfeito existirá um porém que nos aproximará de Deus. Esta é a segunda parte da reflexão "Aprendendo com Naamã".

A ferida escondida

Naamã é a figura perfeita do homem bem sucedido que não possui a Cristo em seu coração, pois não importa o quando brilhe a armadura do ilustre guerreiro, há uma ferida incurável por baixo dela e só Jesus poderá sará-lo.
Esta ferida tira o sabor das vitórias do homem sem Deus. A lepra é a figura do pecado. O pecado enquanto não é perdoado incomoda o ser humano, embora por muitas vezes ele tente disfarçar a sua dor.
Naamã tinha todas as qualidades que um homem de sua época gostaria de ter, e seria completo se não fosse a ausência de deus em sua vida.

Uma missionária em crise

O versículo 2 do texto mencionado é dedicado a apresentar uma menina israelita, que estava longe da família e amigos, havia sido tomada do seu povo para um lugar onde só havia a incerteza.
Esta menina conhecia a história de seu antepassado José; vendido pelos próprios irmãos, sofreu muito mas por trás desta triste história havia um propósito de Deus. José mais tarde foi exaltado e livrou a sua família da morte num encontro emocionante.
Lá estava ela. Escrava de um homem famoso em todo o reino. Foi lá que esta menina descobriu algo interessante: Naamã era um homem sofredor, e não somente lhe pertencia aquela imagem prepotente que todos conheciam, mas também a imagem de um ser impotente, incapaz e desesperado.
Foi após uma destas cenas tristes que a menina lembrou que na sua terra havia cura. Foi ali mesmo que Deus a colocara para que fosse mudada a vida de um homem.
Vida cristã é isso. Somos como o vento que vai para onde vai e vem de onde vem. Muitas vezes os nossos planos pessoais, sonhos, são interrompidos para que Deus cumpra através de nós os Seus planos, que são maiores e melhores que os nossos. Não importa a situação temporal em que você se vê, Deus quer usá-lo, leitor, para cumprir os seuspropósitos. Fale de Jesus, compartilhe a sua fé com todos quantos for possível e Deus irá fazer milagres através de você.
O homem de Deus, a mulher de Deus, o jovem de Deus, precisa saber a que lugar pertence. Estamos na Terra mas não somos dela. O nosso lar está preparado por Jesus, então por que se preocupar tanto com este lugar onde tudo se destrói? Somos cidadãos do céu, Deus é o nosso rei, o Espírito Santo é o nosso guia. Se o nosso tesouro está com Cristo, que o nosso desejo esteja n'Ele também.
Não se deixe vencer pelas lutas, olhe para o alvo e vá em frente. Aquela menina tem muito a nos ensinar como cristãos. Ela falou de sua terra, de seu profeta para a sua senhora, e Deus operou a transformação em Naamã.

Continuaremos a meditar sobre este texto em uma próxima oportunidade. Que Deus faça o Sua obra em cada coração.

Luis Paulo Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A seu comentário é de muita importância, fique a vontade para expressar as sua opiniões.