Usar jóias é pecado?

O que me motivou a postar este breve estudo, foi uma diferença de opiniões na igreja onde congregava.

Como somos cristãos, e não podemos ensinar além do que está escrito, quero trazer aqui uma visão completamente bíblica com relação ao uso de jóias nos AT e NT, visto que o segundo faz referência ao primeiro.
Não serei muito profundo, pois sou apenas um leitor da Bíblia, e não tenho nenhuma formação teológica.
Uso a linguagem que falo, simples, mas se alcançar o entendimento do leitor, já estarei satisfeito e terei o meu alvo alcançado.

As jóias, ou adornos, no AT, eram citados por Deus, mostrando o seu cuidado e amor que tinha com o seu povo, e nesses casos ele comparava o uso das jóias para uma má finalidade da parte do povo, como pecado e muitas vezes, idolatria.

Nas passagens que serão citadas, o veja se Senhor condena o uso de jóias, observe que, em sua alegoria no livro de Ezequiel 16, ele mesmo as dá à jovem que representa o povo de Israel. Como conseqüência da prostituição (e esta sim é condenada) a jovem, que representa o povo, utiliza as jóias dadas por Ele, para uma má finalidade.

Aqui estão os textos:

Ezequiel 16.4-19
4 E, quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste não te foi cortado o umbigo, nem foste lavada com água para te limpar; nem tampouco foste esfregada com sal, nem envolta em faixas.
5
Não se apiedou de ti olho algum, para te fazer alguma coisa disto, compadecendo-se de ti; antes foste lançada em pleno campo, pelo nojo da tua pessoa, no dia em que nasceste.
6
E, passando eu junto de ti, vi-te a revolver-te no teu sangue, e disse-te: Ainda que estejas no teu sangue, vive; sim, disse-te: Ainda que estejas no teu sangue, vive.
7
Eu te fiz multiplicar como o renovo do campo, e cresceste, e te engrandeceste, e chegaste à grande formosura; avultaram os seios, e cresceu o teu cabelo; mas estavas nua e descoberta.
8
E, passando eu junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; e estendi sobre ti a aba do meu manto, e cobri a tua nudez; e dei-te juramento, e entrei em aliança contigo, diz o Senhor Deus, e tu ficaste sendo minha.
9
Então te lavei com água, e te enxuguei do teu sangue, e te ungi com óleo.
10
E te vesti com roupas bordadas, e te calcei com pele de texugo, e te cingi com linho fino, e te cobri de seda.
11
E te enfeitei com adornos, e te pus braceletes nas mãos e um colar ao redor do teu pescoço.
12
E te pus um pendente na testa, e brincos nas orelhas, e uma coroa de glória na cabeça.
13
E assim foste ornada de ouro e prata, e o teu vestido foi de linho fino, e de seda e de bordados; nutriste-te de flor de farinha, e mel e azeite; e foste formosa em extremo, e foste próspera, até chegares a realeza.
14
E correu de ti a tua fama entre os gentios, por causa da tua formosura, pois era perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti, diz o Senhor Deus.
15
Mas confiaste na tua formosura, e te corrompeste por causa da tua fama, e prostituías-te a todo o que passava, para seres dele.
16
E tomaste dos teus vestidos, e fizeste lugares altos pintados de diversas cores, e te prostituíste sobre eles, como nunca sucedera, nem sucederá.
17
E tomaste as tuas jóias de enfeite, que eu te dei do meu ouro e da minha prata, e fizeste imagens de homens, e te prostituíste com elas.
18
E tomaste os teus vestidos bordados, e as cobriste; e o meu azeite e o meu perfume puseste diante delas.
19
E o meu pão que te dei, a flor de farinha, e o azeite e o mel com que eu te sustentava, também puseste diante delas em cheiro suave; e assim foi, diz o Senhor Deus.

Em Isaias, temos um texto também muito usado por líderes que condenam o uso de jóias.

Isaias 3.16-26

16 Diz ainda mais o Senhor: Porquanto as filhas de Sião se exaltam, e andam com o pescoço erguido, lançando olhares impudentes; e quando andam, caminham afetadamente, fazendo um tilintar com os seus pés;
17
Portanto o Senhor fará tinhoso o alto da cabeça das filhas de Sião, e o Senhor porá a descoberto a sua nudez,
18
Naquele dia tirará o Senhor os ornamentos dos pés, e as toucas, e adornos em forma de lua,
19
Os pendentes, e os braceletes, as estolas,
20
Os gorros, e os ornamentos das pernas, e os cintos e as caixinhas de perfumes, e os brincos,
21
Os anéis, e as jóias do nariz,
22
Os vestidos de festa, e os mantos, e os xales, e as bolsas.
23
Os espelhos, e o linho finíssimo, e os turbantes, e os véus.
24
E será que em lugar de perfume haverá mau cheiro; e por cinto uma corda; e em lugar de encrespadura de cabelos, calvície; e em lugar de veste luxuosa, pano de saco; e queimadura em lugar de formosura.
25
Teus homens cairão à espada e teus poderosos na peleja.
26
E as suas portas gemerão e prantearão; e ela, desolada, se assentará no chão.

Quem se utiliza deste texto para proibir o uso de jóias, deveria não usar espelhos (vs.23), nem cintos (vs.24). Este texto definitivamente não serve para formular doutrinas, visto que o Senhor está tirando tudo de que as jovens se agradam, e que são coisas boas, por causa do seu pecado. Até mesmo Paulo, se entendesse desta forma este texto, jamais teria recomendado o uso do véu às irmãs de Corinto (1 Co 11. 5-6), pois no texto referido o véu também é “tirado” por Deus.

No antigo testamento ainda temos outras referências, leia e tire as suas próprias conclusões. Pode Deus comparar as suas dádivas a algo pecaminoso ou ruim? Poderia Deus representá-las por coisas que lhe desagradam?
De forma simples e resumida, podemos entender que quando Deus queria representar as bênçãos dadas ao seu povo, ele dava a eles adornos, e quando queria mostrar o seu juízo, tirava deles os adornos, que eram sinal de riqueza.

Outras referências:

Jer 2:32 - Porventura se esquece a virgem dos seus enfeites, ou a noiva dos seus adornos? Todavia o meu povo se esqueceu de mim por inumeráveis dias.

Gen 24:53 - E tirou o servo jóias de prata e jóias de ouro, e vestidos, e deu-os a Rebeca; também deu coisas preciosas a seu irmão e à sua mãe.

Exo 3:22 - Porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda joias de prata, e joias de ouro, e vestes, as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.

Exo 12:35 - Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme a palavra de Moisés, e pediram aos egípcios joias de prata, e joias de ouro, e roupas.

Can 7:1 - QUÃO formosos são os teus pés nos sapatos,ó filha do príncipe!Os contornos de tuas coxas são como jóias,trabalhadas por mãos de artista.

Isa 49:18 - Levanta os teus olhos ao redor, e olha; todos estes que se ajuntam vêm a ti; vivo eu, diz o Senhor, que de todos estes te vestirás, como de um ornamento, e te cingirás deles como noiva

Isa 54:11 - Tu, oprimida, arrojada com a tormenta e desconsolada, eis que eu assentarei as tuas pedras com todo o ornamento, e te fundarei sobre as safiras.

Isa 61:10 - Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias.

Eze 7:20 - E a glória do seu ornamento ele a pôs em magnificência, mas eles fizeram nela imagens das suas abominações e coisas detestáveis; por isso eu lha tenho feito coisa imunda.

Ose 2:13 - Castigá-la-ei pelos dias dos Baalins, nos quais lhes queimou incenso, e se adornou dos seus pendentes e das suas joias, e andou atrás de seus amantes, mas de mim se esqueceu, diz o Senhor.

O que a Bíblia fala sobre as jóias no NT?

1 Pe 3.3-6
3 O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;
4
Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.
5
Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;
6
Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.

1 Tim 2.9-10
9 Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
10
Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.

Os apóstolos Pedro e Paulo estão aqui dizendo que a beleza da mulher deve ser no interior como prioridade. Este não é um mandamento contra as jóias, afinal se acreditarmos que este texto proíbe o uso de jóias teremos então que ensinar que as mulheres não devem pentear os seus cabelos (1 Pe 3.3, frisar = encrespar-se; pentear-se, fazendo riços no cabelo. Ver também Isa 3.24)

"Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus"
Com se adornavam as santas mulheres de Deus? Basta ler as referências no AT para descobrir.

Considerações finais

Não podemos nos esquecer de que somos pessoas diferentes, pois temos em nós o Espírito de Deus e somos o seu templo (1Co 3:16-17; 1Co 6:19; 2Co 6:16).

Como cristão devemos nos preocupar em não causar escândalos e ser moderados em tudo (Rom 12:3; Rom 14:13; 2Co 6:3; 1Co 8:9; 1Co 10:32; 2Ti 1:7; Fp 4.5; 1Jo 2:10).

O que a Bíblia diz que é errado, assim devemos considerar e não praticar, e aquilo que a Bíblia não condena, temos a liberdade de usufruir com sabedoria, considerando qualquer coisa que venha enfraquecer a fé de outros irmãos mais fracos deve ser renunciada por amor ao próximo (Rom 15:1; 1Co 8:9).

Luis Paulo Silva- Membro da Igreja Assembéia de Deus

3 comentários:

  1. que bom e um alivio ouvir a opiniao d pessoas que nus ajuda a tira dos ombros o peço da doutrina que nos sufoca como mulher obrigada fica na paz d jesus

    ResponderExcluir
  2. Nao queira ser nestre porque sofrerá dura condenaçao
    cuidado vcs acha que esse blogueiro esta certo ? as joias quando pedro ensinou no cp 3 diz que nao convem ou seja cuidado pra nao discubrir no inferno o que era pecado aqui:1tm cp 9 asseguir fala sobre isso esses que asim pensam ja foro vencido por satanaz.

    ResponderExcluir

A seu comentário é de muita importância, fique a vontade para expressar as sua opiniões.