Os sonhos dos "eus" e os planos de Deus

Os nossos sonhos

Há uma confusão no meio evangélico no que diz respeito aos sonhos de Deus e o nossos sonhos.
Primeiro: Deus não tem obrigação de fazer absolutamente nada só porque nós queremos. O próprio Jesus Cristo disse "todavia seja feita a tua vontade", então precisamos aprender a ouvir o "não" de Deus.
Existem crianças
birrentas. Estas quando ouvem um "não" logo se jogam no chão e começam e espernear e chorar com gritos de manha. Você é assim? O que você faz quando Deus contraria a sua vontade?
O nosso sonhos dificilmente são os planos de Deus principalmente porque a maioria dos nossos sonhos e aspirações são
egoistas, não visam primeiramente o Reino de Deus e ainda sendo planos para somente nos favorecer podem a longo prazo trazer consequências terríveis.

Veja o que diz
Tiago 4:3: "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites."

Então querido irmão, ponha sempre os seus planos abaixo do planos de Deus e assim como Jesus, nosso exemplo perfeito, ore a Deus assim:
"Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu."(Luc 11:2)

Os planos de Deus

Algumas pessoas dizem "sonhos de Deus" por que soa mais bonito, mas eu prefiro dizer "planos de Deus", pois a visão de Deus com relação ao futuro não se compara a nossa. Nós anseamos, Deus já sabe como tudo será, mas se o leitor gosta do termo "sonhos de Deus", eu não tenho nada contra, apenas evito utilizá-lo.

Já vimos que não podemos esperar muito dos nossos sonhos pessoais, embora Deus possa satisfazê-los, é preciso que estejam em harmonia com a sua vontade. Deus te ama e quer te ver feliz, então ele fica feliz quando vê você contente mas não te daria uma coisa ruim que parece boa aos teus olhos. É como se uma criança de dois anos insistisse muito, chorasse, esperneasse, ou pedisse com toda educação do mundo, uma faca bem afiada para você. Somente um louco a daria.
Algumas coisas que pedimos a Deus podem nos machucar depois e trazer grandes prejuízos, então aprendamos a confiar na sabedoria de Deus em dar ou não o que pedimos.

Se por um lado os nosso sonhos são imperfeitos e perigosos, por outros os planos de Deus são perfeitos e bons, por isso devemos
buscá-los a cada dia.

Veja o que diz a Palavra do Senhor:
"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais."(Jer 29:11) . É preciso confiar nos planos de Deus para nós.

Muitas vezes os planos de Deus nos são revelados em forma de promessas. Veja o exemplo de Abraão; ele recebeu uma promessa de ter um filho e ser pai de uma nação, embora sua esposa fosse estéril e ele bem velho.
Se este fosse apenas um desejo, um sonho de Abraão, talvez não houvesse muito no que crer, mas antes de Abraão desejar um filho, Deus já o havia dado na sua
presciência, e havia uma promessa, sendo assim, era necessário crer. O sonho de Abraão era o plano de Deus e o plano de Deus o sonho de Abraão, mas existe algo que vira um problema para nós devido à limitação humana:

Deus nos diz onde vamos chegar, mas nem sempre cita os caminhos por onde vamos inevitavelmente percorrer.

Isto tem que ser surpresa, e envolve muita confiança naquele que prometeu. Se nós quisermos chegar no lugar ou condição ao qual Deus nos prometeu através dos nossos próprios métodos e caminhos a frustração é certa.
Abraão vendo que a sua esposa já havia desanimado de crer, deixou-se contagiar pela incredulidade e foi dar o seu jeitinho, como nós damos os nossos.É claro que o resultado foi péssimo. Perdeu a comunhão com Deus.

Entendemos, portanto, que podemos confiar nas promessas de Deus, pois elas são os planos de Deus para nós, e se os nossos sonhos são planos de Deus, o maior interessando nas sua realização é Ele mesmo. Não desanime no meio do caminho; entre o “P” do presente e o “P” da promessa existe o “P”da provação.

Que esta palavra encontre terreno fértil em nossos corações em nome de Jesus Cristo.

Luis Paulo Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A seu comentário é de muita importância, fique a vontade para expressar as sua opiniões.